
n
Av. Santos Dumont 5753 | Sala 1708 | Torre Saúde Complexo São Mateus | Papicu | Fortaleza CE
Epilepsia é uma doença muito comum. Não é raro encontrar uma pessoa que sofre desse mal. Também não é difícil que essa pessoa faça parte do seu dia a dia, seja ela um familiar ou não. As crises epilépticas são imprevisíveis, podendo acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora. Para quem não é acostumado a lidar com as crises frequentemente, a experiência de tal situação pode ser bastante estressante. Para complicar mais ainda, existem muitas idéias errôneas a respeito de como ajudar um epiléptico no momento de crise. Por isso, é necessário se familiarizar com alguns pontos importantes:
A primeira e mais importante dica é: MANTENHA A CALMA! A pessoa apresentando a crise está em uma posição vulnerável e é incapaz de cuidar de si. Portanto, é imprescindível que você mantenha a calma para ser capaz de fazer o seu melhor. Também tenha em mente que as crises são na grande maioria das vezes rápidas e limitadas, durando um ou dois minutos.
Depois disso o paciente pode se apresentar confuso ou sonolento, mas já se encontra fora de um perigo maior. Você deve falar calmamente, sem gritar ou segurar a pessoa. Às vezes elas se encontram confusas e isso pode piorar se perceberem um ambiente hostil ao seu redor.
Durante uma crise mantenha o doente em segurança:
– Coloque a pessoa em um lugar seguro, com um travesseiro sob a cabeça, se disponível. Se o paciente se encontra na rua ou perto de água, certifique-se que ele não corre riscos de afogamento ou atropelamento. Fique próximo à pessoa até que ela esteja bem.
– Gentilmente coloque a pessoa deitada de lado. Isso facilita o escoamento da saliva normalmente presente durante a crise.
– Remova óculos e coisas perigosas ao redor do pescoço.
NÃO tente colocar coisas na boca. Uma ideia completamente errada que se ouve nas ruas é de que é necessário prevenir que “a língua enrole”, colocando a mão ou objetos na boca. Isso não é verdade. A única coisa que isso pode causar é ferimentos em você ou no doente.
Não dê água ou comida até que a pessoa esteja completamente acordada.
Quando ligar para emergência ou levar o paciente ao hospital:
– Se o paciente não estiver respirando normalmente após a crise. Isso acontece muito raramente. É muito difícil a necessidade de realizar manobras de ressuscitação.
– Se o paciente se machucar durante uma crise.
– Se a crise acontecer dentro da água, com afogamento.
– Se a crise durar mais de 5 minutos ou mais do que o normal para aquela pessoa. Por isso é importante marcar o tempo das convulsões (aquele período em que o doente está se debatendo).
– Se houver crises repetidas, sem intervalo de lucidez entre elas.
– Se a paciente está gestante.
Se você é um paciente com epilepsia procure tomar algumas precauções:
– Se possível, use um bracelete ou carregue um bilhete atestando sofrer de epilepsia.
– Tome sua medicação todos os dias, no mesmo horário. Carregue as medicações contigo.
– Evite álcool ou drogas ilícitas, pois estes podem causar crises.
– Se você sente alguma coisa imediatamente antes da crise (aura), avise as pessoas ao seu redor.
Lembre-se que, na dúvida, ligue para uma ambulância ou leve o paciente ao hospital.
Publicado em: 09 / Mai / 2016
voltar