Atendimento via WhatsApp

Artigos | Clínica da Memória

85 3047.3001 | 85 3242.5998 85 99999.5089

Av. Santos Dumont 5753 | Sala 1708 | Torre Saúde Complexo São Mateus | Papicu | Fortaleza CE

Omeprazol pode causar demência?

Omeprazol pode causar demência?


O Omeprazol é um medicamento que age como um bloqueador de bomba de prótons. Isso quer dizer que ele bloqueia uma proteína que transporta ácido para dentro do estômago. Isso é muito útil para quem tem gastrite, úlcera ou doença do refluxo, porém a redução da acidez no estômago pode ter consequências indesejáveis.

O ácido presente no nosso estômago tem algumas funções mais óbvias e outras menos aparentes. A principal função da acidez estomacal é a digestão das proteínas de nossa dieta. O ácido quebra as proteínas em aminoácido para que sejam absorvidas pelo intestino. Também serve como proteção contra bactérias nocivas, facilita a absorção de cálcio e magnésio e é fundamental para a captação de vitamina B12, chamada de cianocobalamina. Quando um remédio como o omeprazol faz os níveis de acidez do estômago cair, pode haver uma queda na absorção dessa vitamina e podem surgir problemas no sistema nervoso.

A vitamina B12 é fundamental para a formação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Com a falta de B12, pode surgir uma forma de anemia de anemia megaloblástica. Os sintomas são a perda de energia e da disposição. A vitamina também é fundamental para a formação da mielina, que é a gordura que reveste as células do sistema nervoso, os neurônios. Os primeiros sintomas da queda dos níveis de B12 geralmente são formigamento nos pés e nas mãos, perda de equilíbrio e, em casos muito graves, alterações do comportamento e demência.

Algumas pessoas tem níveis baixos da vitamina B12 mesmo com uma dieta adequada. Nesses casos podem haver um anticorpo anormal que impede a correta absorção da vitamina no estômago. Doenças do trato digestivo também pode atrapalhar a absorção correta de nutrientes. Nosso fígado armazena o excesso, de modo que geralmente demora muito tempo para que se atinja um nível crítico de carência.

São exemplo de alimentos ricos em vitamina B12: produtos de origem animal, especialmente peixes de águas frias e profundas, como salmão, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

Como a principal fonte da vitamina são produtos de origem animal, vegetarianos devem usar suplementos para compensar essa carência na sua dieta.

O tratamento da falta de B12 é bem simples e envolve a injeção periódica de um suplemento. A injeção é necessária, pois um suplemento oral passaria batido pelo estômago pelos mesmos motivos que levam a deficiência por má absorção.

O uso crônico e indiscriminado de omeprazol, ou equivalente como pantoprazol, lanzoprazol e antiácidos, como a ranitidina não provocam demência, mas podem interferir na absorção de importantes nutrientes que podem levar a problemas neurológicos. Sempre consulte seu médico sobre a necessidade do uso continuado desse tipo de medicamento.

Publicado em: 15 / Fev / 2016

voltar

Tire sua dúvida