Atendimento via WhatsApp

Nutrição | Clínica da Memória

85 3047.3001 | 85 3242.5998 85 99999.5089

Av. Santos Dumont 5753 | Sala 1708 | Torre Saúde Complexo São Mateus | Papicu | Fortaleza CE

Nutrição

O nutricionista é o profissional da área da saúde capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Estuda as necessidades nutricionais de indivíduos ou grupos para a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

[DRA. ILENA PINTO BESSA URSULINO]

DRA. ILENA PINTO BESSA URSULINO

CRN 7653
  • Formada em Nutricão pela Universidade de Fortaleza UNIFOR (2009)
  • Nutricionista Clínica Funcional VP Consultoria – Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL
  • Esp. Nutrição Clínica e Metabolismo pela Universidade Gama Filho – UGF

Formas de Contato e Agendamento

como podemos ajudar

Acompanhamento de obesidade e perda de peso

Terapia nutricional especializada para acompanhamento do peso para idosos e adultos. A adequação de peso é fator determinante para estado de saúde geral, tanto a desnutrição quando a obesidade são processos inflamatórios e requerem suporte nutricional individualizado e, muitas vezes, emergencial.

Dieta de prevenção de doença neurodegenerativa

Terapia nutricional de prevenção ou acompanhamento para a Doença de Alzheimer. É um método onde estimula-se o consumo de alimentos anti-inflamatórios que trarão benefícios para a saúde de forma geral. Dentro os alimentos indicados para acompanhamento e prevenção estão os vegetais e frutas verdes escuros, avermelhados e arroxeados, gordura vegetal como castanhas, abacate, azeite, coco e ômega 3, alimentos integrais, ovos, dentre outros.

O acompanhamento nutricional é voltado para oferecer o suporte necessário para o processo degenerativo da doença e dar maior qualidade de vida ao paciente.

Dieta do mediterrâneo

Orientação nutricional para prevenção cerebrovascular

Orientação nutricional para prevenção cerebrovascular (Dieta DASH)

A dieta DASH (do inglês dietary approaches to stop hypertension – abordagem dietética para elimiar a hipertensão) engloba um conjunto de recomendações nutricionais e de estilo de vida recomendados por diversas sociedades e entidades de saúde, incluindo o Instituto Nacional e Sáude dos Estados Unido. Trata-se de um programa direcionada a reduzir o risco de infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Acompanhamento nutricional no processo/prevenção do envelhecimento

O processo de envelhecimento vem acompanhado de desordens neurológica, motoras e funcionais. A perda de peso e massa muscular, é, de todo esse processo, o mais comum e mais abrangente. A perda de massa muscular, sarcopenia, causa limitações de locomoção, riscos de queda, dificuldades na capacidade mastigatória, comprometendo assim todo o estado nutricional.

A terapêutica de acompanhamento do processo de envelhecimento aborda aspectos como a própria sarcopenia, edentulismo (perda ou ausência de dentes), desordens neurológias e hormonais, e a disfagia (dificuldade de deglutição). Sendo assim um suporte nutricional adequado, rico em proteínas, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, carboidratos do tipo integrais, gorduras (Ômega 3, azeite, abacate, óleo de coco, castanhas) e o uso de extratos como açafrão, alecrim, gengibre e a canela fazem parte deste cardápio.

Saúde, qualidade de vida e longevidade

Prevenir pode ser a melhor forma de tratar uma doença. Uma rotina alimentar adequada, juntamente com a prática de atividade física, é o somatório para a longevidade. A nutrição tem sua vertente mais forte no que diz respeito a prevenção, sendo assim, o equilíbrio entre saúde e doença deve ser buscado com a pratica de rotinas alimentares adequadas, mas, sempre dentro da realidade de cada indivíduo, sem exageros e extremismos.

A dislipidemia, diabetes e hipertensão podem ser tratadas com terapêutica não medicamentosa, ou seja, com o correto acompanhamento nutricional e a prática da atividade física.

Seu problema não está nessa lista ?

clique aqui e envie sua dúvida.

Uma nutricionista lhe responderá o mais breve possível.

Vídeos e Artigos

Tire sua dúvida